Deus dai-me a serenidade para aceitar as coisas que eu não posso mudar, coragem para mudar as coisas que eu possa, e sabedoria para que eu saiba a diferença: vivendo um dia a cada vez, aproveitando um momento de cada vez; aceitando as dificuldades como um caminho para a paz; indagando, como fez Jesus, a este mundo pecador, não como eu teria feito; aceitando que o Senhor tornaria tudo correto se eu me submetesse à sua vontade para que eu seja razoavelmente feliz nesta vida e extremamente feliz com o Senhor para sempre no futuro. Amém.
Essas frases são muito usadas na recuperação de dependentes químicos e outros, porém não é somente no tratamento de vícios que elas são úteis e importantes porque ter sabedoria, coragem e serenidade são coisas muito importantes em todos os momentos da vida. Compreender o que podemos ou não mudar parece ser simples, porém muitas vezes erramos na avaliação e misturamos tudo e claro isso faz nossa vida muito mais difícil.
A VOZ DE DEUS.
Nas palavras que Zacarias proferiu em Lucas 1:74 ele fala de anseio de todo ser humano: a liberdade. Fala “de conceder que, livres da mão dos nossos inimigos pudéssemos orar a Deus todos os dias” em santidade e justiça. TENHO como proposta aS promessaS de Deus , a realização desta verdade na vida daqueles que desejam que Jesus os encontre em suas necessidades e os livre deste terrível universo das drogas, sejam elas quis forem.
É com alegria que tenho visto pessoas corajosas e obedientes dando do seu tempo, amor e disposição para realizar a tarefa mais importante do mundo, resgatar vidas para Cristo, o Libertador.
“Por inércia, um corpo em repouso tende a continuar em repouso;
Por inércia, um corpo em movimento tende a continuar em movimento.”
Pode parecer estranho mas não falarei sobre leis da física ou Newton, mas do nosso comportamento que em muito se assemelha com essas leis. Quando deixamos a preguiça tomar conta de nós queremos cada vez fazer menos do que estamos fazendo agora, por outro lado basta começar a movimentar-se que não queremos mais parar. Isso é uma coisa bem óbvia mas as vezes esquecemos.
Outro dia eu li num livro que não devemos esperar aparecer a vontade para fazer algo mas devemos começar a fazer que a vontade aparece. Um exemplo disso foi a organização do meu computador, eu estava com um monte de arquivos antigos que não usava mais e nem lembrava direito o que eram, esses arquivos estavam em quase todas as pastas que uso, eu sempre tinha preguiça de olhar o que era cada um para poder excluir o que realmente era inútil, então resolvi fazer uma pasta por dia, mas quando terminei a primeira pasta deu vontade de fazer mais uma e mais uma... enfim foi só começar a fazer que a vontade apareceu.
Portanto com ou sem vontade é necessário dar os primeiros passos que a vontade aparecerá e quando estamos em movimento certamente iremos ficar muito melhor, lembrando outra frase antiga mas verdadeira “a única constante é a mudança”.
MISSIONÁRIO,
Militante social Helbert Imbuzeiro, com uma história de vida diginificante, certamente servirá de apoio para todos aqueles que sofrem com o problema, hoje de dimensão mundial, das drogas.
Nosso principal objetivo, é dar assistência psicológica, educacional, moral, religiosa/espiritual, humana e material a todas pessoas carentes ou abandonadas(moradores de rua, dependentes químicos, viciados e drogados), e desamparados, sempre mostrando a todos que é fundamental a presença de Deus em suas vidas.
Para tanto, buscamos apoio junto aos órgãos constituidos de nossa sociedade, visando a reinserção de tais pessoas, de forma a que possam viver felizes, usufruindo do melhor que a vida pode oferecer. Com Deus, em nome de Jesus, resgataremos muitas vidas !!!
Você encontrará aqui, palavras de conforto, de incentivo, e de esclarecimento, ajudando-o a viver feliz e usufruir do melhor desta terra, como nos ensina Jesus.
Siga em frente, e conte sempre com a nossa ajuda e solidariedade.
Dependente químico, independente de qualquer julgamento de como chegou a ficar doente, pode atingir a parte da sociedade que está “saudável” precisa dessa parte “saudável” para se recuperar. Ninguém, nesta vida, é uma ilha isolada. TODOS, em todas as áreas da vida, precisam de ajuda para alcançar um objetivo.
Se você quer uma palestra ou desenvolver projetos sociais na sua Igreja, na sua Comunidade, na sua empresa,ONGs entre em contato comigo.Missionário Helbert Souza, helbertimbuzeiro@hotmail.com Conselheiro de Atenção à Droga e Álcool, certificação para desenvolvimentos de projetos sociais para tal, pelo CECAPS CENTRO DE CAPACITAÇÃO E PESQUISA EM PROJETOS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA ANTROPOLOGIA.MINISTRADO NA FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS UFMG.
Fora da Biblia, não há um outro meio eficaz para o trato com uso indevido de substâncias psicoativas. É preciso tratar a alma, para poder livrar o dependente de sua cruz.
Tenho o material necessário para a detecção do uso indevido de substâncias psicoativas. Você quer que eu ministre um curso de capacitação para os seus obreiros, para o trato com as Drogas. Casas de Recuperação que desejarem palestras e projetos. Entrem em contato.
Helbert Imbuzeiro
O Tratamento da Família na Dependência Química
A inclusão da família no tratamento de dependentes químicos tem sido consideravelmente estudada, no entanto, não existe um consenso sobre o tipo de abordagem a ser utilizado, dentre as várias propostas. A literatura tem concluído que a terapia familiar e de casal produzem melhor desfecho quando comparada com famílias que não são incluídas no tratamento.
Características Presentes em Famílias de Dependentes Químicos
O impacto que a família sofre com o uso de drogas por um de seus membros é correspondente as reações que vão ocorrendo com o sujeito que a utiliza. Este impacto pode ser descrito através de quatro estágios pelos quais a família progressivamente passa sob a influência das drogas e álcool:
1. Na primeira etapa, é preponderantemente o mecanismo de negação. Ocorre tensão e desentendimento e as pessoas deixam de falar sobre o que realmente pensam e sentem.
2. Em um segundo momento, a família demonstra muita preocupação com essa questão, tentando controlar o uso da droga, bem como as suas conseqüências físicas, emocionais, no campo do trabalho e no convívio social. Mentiras e cumplicidades relativas ao uso abusivo de álcool e drogas instauram um clima de segredo familiar. A regra é não falar do assunto, mantendo a ilusão de que as drogas e álcool não estão causando problemas na família.
3. Na terceira fase, a desorganização da família é enorme. Seus membros assumem papéis rígidos e previsíveis, servindo de facilitadores. As famílias assumem responsabilidades de atos que não são seus, e assim o dependente químico perde a oportunidade de perceber as conseqüências do abuso de álcool e drogas. É comum ocorrer uma inversão de papéis e funções, como por exemplo, a esposa que passa a assumir todas as responsabilidades de casa em decorrência o alcoolismo do marido, ou a filha mais velha que passa a cuidar dos irmãos em conseqüência do uso de drogas da mãe.
4. O quarto estágio é caracterizado pela exaustão emocional, podendo surgir graves distúrbios de comportamento e de saúde em todos os membros. A situação fica insustentável, levando ao afastamento entre os membros gerando desestruturação familiar.
Embora tais estágios definam um padrão da evolução do impacto das substâncias, não se pode afirmar que em todas as famílias o processo será o mesmo, mas indubitavelmente existe uma tendência dos familiares de se sentirem culpados e envergonhados por estar nesta situação. Muitas vezes, devido a estes sentimentos, a família demora muito tempo para admitir o problema e procurar ajuda externa e profissional, o que corrobora para agravar o desfecho do caso.
- Palestras
Temáticas relacionadas à dependência química, educação, postura, valores sociais, etc., que motivem a conversação entre os pares. Estas palestras têm por objetivo a conscientização e o conhecimento a respeito da dependência química.
Helbert Imbuzeiro
www.resgateurbano.webnode.com.br
www.curadopordeus.webnode.pt
helbertimbuzeiro@hotmail.com
MISSIONÁRIO HELBERT IMBUZEIRO COM DEUS RESGATANDO VIDAS.
https://www.facebook.com/helbert.imbuzero
(31)3332-1172 - (31) 8266-7363